Apresentação

A Secretaria de Comunicação (SECOM) desempenha um papel crucial em uma instituição pública como a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Suas múltiplas funções abrangem a comunicação interna e externa, o gerenciamento de informações, o relacionamento com a imprensa e a promoção da imagem institucional. 

No que concerne à gestão da imagem da Universidade, a Secretaria de Comunicação (SECOM) trabalha para promover uma imagem positiva da instituição, destacando suas atividades, programas acadêmicos, pesquisas e projetos, além de atuar, através dos profissionais de Relações Públicas, na administração de assuntos sensíveis quanto ao posicionamento da Universidade perante ao público, interno e externo. 

Junto à comunidade interna da FURG, a Secretaria de Comunicação (SECOM) atua na facilitação da comunicação entre diferentes setores, unidades e departamentos da universidade; promovendo a colaboração e o compartilhamento de informações, auxiliando na disseminação de conteúdos relevantes para toda comunidade acadêmica, o que contribui na construção de um ambiente acadêmico integrado e bem informado. 

Diante do público externo, a SECOM mantém um canal aberto e eficiente de relacionamento com a imprensa, fornecendo orientação quanto a fontes acadêmicas e informações precisas e atualizadas sobre eventos, pesquisas, conquistas científicas e outras notícias relevantes para a comunidade geral. Além disso, a Secretaria de Comunicação (SECOM) também planeja e executa estratégias de comunicação para promoção de eventos acadêmicos que abranjam tanto a comunidade interna, quanto externa. 

O princípio da publicidade de órgão públicos também merece destaque através do trabalho da SECOM, que torna pública notícias, pesquisas e relatórios de interesse da comunidade interna e externa, assim como, dá publicidade a editais de processos seletivos para estudantes e bolsistas, editais de contratação para professores, pesquisadores e parceiros e editais de concursos públicos para técnicos e docentes. 

Seguindo na linha de ações estratégicas, consoante ao objetivo 3 do PDI, que diz respeito ao fortalecimento da identidade institucional da FURG,  destacamos o papel da Secretaria de Comunicação (SECOM) nas redes sociais, pois é tarefa da unidade manter uma participação ativa nas principais mídias contemporâneas, engajando o público nas atividades da instituição e compartilhando informações relevantes de maneira ágil e eficaz.

Métricas em redes sociais

 Atualmente, FURG, por meio de seus perfis nas redes sociais, tem a capacidade de alcançar um contingente de pessoas que multiplica quantitativamente de duas a oito vezes seu público interno.

O canal da FURG no Youtube, conta hoje com 1,5 mil publicações e 13,4 mil inscritos. Na rede X, conta com 15,1 mil postagens e 8.542 seguidores. A página no Facebook possui postagens com 41 mil curtidas e totaliza 44 mil seguidores.
O perfil no Instagram possui 33 mil seguidores, e 670 publicações em seu feed. No LinkedIn, são 27 mil seguidores no total,