Criação e Mídias Sociais

Uma campanha de comunicação compreende um esforço concentrado e temporário de divulgação de um tema específico, geralmente relacionado ao posicionamento da Instituição, para os mais diversos públicos de interesse, que podem ser tanto externos como internos.

As campanhas de comunicação devem estar alinhadas com a missão, valores e ações da instituição, para que a prática institucional seja condizente com a mensagem que está sendo divulgada.

As campanhas de comunicação podem dividir-se em três categorias:

I - Campanhas de comunicação institucional: têm o objetivo de informar determinado(s) público(s) estratégico(s) sobre os processos de decisão e acontecimentos institucionais relevantes, seus conceitos e suas filosofias, buscando fortalecer a identidade e o reconhecimento da Instituição.

Exemplo: campanhas sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), campanhas sobre Pesquisa de Evasão, etc.

II - Campanhas de comunicação publicitária: buscam atingir os públicos estratégicos para promover a oferta de um produto ou serviços, como a oferta de vagas, oferta de programas e eventos acadêmicos.

Exemplo: campanhas sobre ingresso na Universidade, campanha da Feira do Livro, etc.

III - Campanhas de comunicação sociais e educativas: têm o objetivo de orientar e engajar as pessoas em causas sociais ou conscientizá-las sobre um determinado tema. Podem ser focadas no público interno, externo ou ambos.

Exemplo: campanha da Agenda Social, campanhas de conscientização, etc.

 

PLANEJAMENTO

O setor de Criação é responsável por dar os primeiros passos numa campanha institucional; desde o contato com as fontes interessadas até o alinhamento editorial junto à Reitoria.

É através do Briefing que a campanha passa a ser pensada de forma integrada, envolvendo os vários setores que compõem a Secretaria de Comunicação.

 

PLANO DE COMUNICAÇÃO

Através dos Planos de Comunicação são previstas as ações de comunicação nos seus mais diferentes formatos e plataformas, sempre de uma forma integrada.

Neste plano está previsto o Cronograma da campanha, com o intervalo de execução e a periodicidade das informações que serão divulgadas para os públicos por meio de cada canal.

 

Como solicitar os serviços?

Acesse sistemas.furg.br com seu login e senha e escolha uma das opções abaixo:

- Plano de Comunicação.